
Um lugar de acolhimento, uma relação de confiança que se vai estabelecendo ao teu ritmo para que possas descobrir e aceitar a totalidade e inteireza que és!
Parar a vitimização e começar o caminho do empoderamento, de forma sustentada em Amor e técnicas milenares como a Meditação e o Mindfulness!
A terapia transpessoal é para ti se:
​
-
tens sentido ansiedade frequente, baixa autoestima, estados depressivos ou falta de motivação e apatia perante a vida;
-
procuras autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
-
precisas de um lugar seguro onde possas expressar-te e ser quem és;
-
queres reconectar-te com a tua essência e a tua verdade, criando uma relação de intimidade contigo, com os outros e com a Vida;
-
queres mergulhar no teu inconsciente e ampliar a tua consciência;
-
desejas largar os pesos do passado e a necessidade de controlo do futuro e viver no aqui e agora;
-
estás a atravessar um processo de luto ou perda;
-
sentes que tens dificuldades de relacionamento e instabilidade emocional;
-
estás a passar por uma crise existencial, questionas o sentido de estar vivo e não sabes o que fazer com isso.
O que é o Transpessoal?
​
“A Terapia Transpessoal é uma abordagem profunda e integral da alma humana. É também um processo de compreensão e desenvolvimento que converte o quotidiano numa oportunidade constante de inclusão e abertura ao Amor que somos em essência” (Site da Escola de Desenvolvimento Transpessoal).
​
O termo “Transpessoal” significa “mais além” e refere-se a tudo o que está para além da personalidade, circunstâncias e história pessoal e que nos permite experimentar uma realidade mais ampla, mais significativa e com mais sentido.
​
Vamos dar-nos conta de muitas coisas que trazemos dentro, que fazem parte de nós, mas das quais muitas vezes não temos consciência. A ferramenta de eleição para este processo de autoconhecimento, para além do processo terapêutico em si, é a meditação, a presença no corpo e na emoção. Só através deste processo de (re)conexão é possível o acesso a experiências que nos empoderam, tocam a alma e nos transformam, dando-nos um apelo para um potencial evolutivo.
São as experiências que expandem o nosso nível de consciência e que nos podem efetivamente mudar. Não podemos voltar a onde estávamos porque houve uma transformação a partir de dentro, isto é o Transpessoal.
​
A meditação é a derradeira ferramenta do auto amor pois implica apenas ser, ficar contigo, com tudo o que há, luz e sombra. E se por vezes te conectas com uma verdadeira fonte de amor, noutras surgem pensamentos e sentimentos muitos duros, em que o trabalho é permanecer em aceitação. Na terapia fazemos isto e descobrimos que a parte que observa pode faze-lo com compaixão, o que vai permitir o acesso a camadas cada vez mais profundas de ti. Aos poucos vais saber quem és, com tudo o que tens, e isso irá permitir-te fazer escolhas mais conscientes e que te tornem mais feliz. Isto é o Tranpessoal.
O Transpessoal é uma abertura a uma maior conexão e intimidade, primeiro contigo e depois também com o outro, sem medo. É um convite à intimidade, pois este processo de autoconhecimento com base no auto amor e autocompaixão é o que permite suster-nos a nós, aos outros e à vida. Isto exige vontade e entrega, sabendo que dá trabalho, mas que vale a pena.
​
O processo terapêutico leva-te a ganhares consciência de ti mesmo, na tua inteireza. Se ao longo deste processo ficares contigo tempo suficiente vais perceber que aquilo que vês é magnânimo porque é profundamente humano. E enquanto não conseguires aceitar e amar todas as tuas partes, o terapeuta transpessoal irá faze-lo por ti e é neste espaço seguro que irás, ao teu próprio ritmo, reencontrar-te.
Uma das premissas que distingue o Transpessoal das outras correntes da psicologia é o Cuidar (foco na pessoa) em vez do curar (foco no sintoma). Na verdade, a pressão do curar pode criar tanta dor como o que originou o problema. “A arte de cuidar não implica um fim dos problemas ou uma resolução de um momento da vida. Não procura uma mudança brusca. A arte de cuidar implica a criação de espaços internos dirigidos à escuta dos sintomas, à expressão criativa das emoções ou somente daquele momento especifico. Implica prestar atenção a nós, ao desconforto, à beleza da vida, ao próprio mistério de caminhar, passo a passo, nas propostas que nos cabem viver.” (texto do curso de terapia avançada Transpessoal).
​
​
​
​
Qual é o âmbito de trabalho de um terapeuta transpessoal?
​
O mesmo de qualquer outro terapeuta: estar para o outro e com o outro. A grande diferença é contemplar um espectro da experiência humana que grande parte das terapias não contempla, com uma vivência de sagrado e de propósito evolutivo. O que é que isto que está a acontecer na tua vida significa para ti agora?
​
Outra diferença é o estado de presença do terapeuta, o silencio interno, o desde onde é que o terapeuta está. Aqui é a meditação que faz toda a diferença. Se eu não sei ficar comigo, permanecer nos meus silêncios, não o consigo fazer em terapia com o outro.Por isso o terapeuta Transpessoal medita e leva esse estado de observação, de presença ativa e de aceitação, que caracteriza a meditação, para as sessões de terapia.
​
A meditação é a nossa ferramenta enquanto acompanhantes de alma, pois através dela acompanho-me em toda a minha ciclicidade, com um amor musculado.É desde esse lugar que vou estar para o outro, potenciando o seu empoderamento, ao invés da sua vitimização.
O que cura as nossas feridas é a contemplação e a aceitação de tudo o que somos aqui e agora, sem termos que chegar a lugar nenhum. Isto é o Transpessoal.
​
No Transpessoal não há o “já está”, “já resolvi”, pois nunca nada em nós está terminado - e ainda bem! A determinado momento a vida convida-nos a tirar mais uma casca de cebola e isto é a vida. Não controlamos o que acontece, mas podemos escolher como viver aquilo que nos tocou.
​
O terapeuta Transpessoal acompanha, não dá soluções, mostra o caminho para o paciente aprender a olhar do seu próprio lugar. Muitas vezes damo-nos conta que estamos de novo no mesmo lugar. A vida é cíclica, mas estamos com outra consciência e isso faz toda a diferença. O terapeuta Transpessoal não dá respostas, traz as perguntas, para que o paciente encontre as suas próprias respostas.
​
Se sentes que a tua alma te chama, se estás cansado de viver aos bocados nos papeis que foste criando e aquilo que há de mais genuíno em ti grita por inteireza, não ignores mais a tua voz! É preciso atravessar a noite escura da alma, mas não terás de o fazer sozinho e asseguro-te que irá sempre valer a pena porque o que irás ganhar será mais (Auto) Amor.
​
Além de uma escuta em presença e isenta de julgamentos, serão usadas várias técnicas como a meditação, a presença na emoção, técnicas somáticas, visualizações, arterapia, ecopsicologia,mitologia e arquétipos.
​
A tua saúde mental não tem preço. Se estás a viver um período de dificuldades financeiras fala comigo e juntos encontraremos uma solução. A terapia é um processo, não um produto, o que exige um acompanhamento prolongado no tempo, consoante cada situação, juntos podemos definir um pacote de sessões que se adapte a ti.
